dr hallim feres neto cirurgia catarata e demencia senil
dr hallim feres neto cirurgia catarata e demencia senil

Cirurgia de Catarata pode prevenir a Demência Senil

Li recentemente na Ophthalmology Times um artigo associando a demência senil com a cirurgia de catarata.

Eu já tinha falado de outro estudo sobre isso uns meses atrás (vide no meu Instagram).

Um desses estudos foi conduzido pelo departamento de oftalmologia da Universidade de Washington, em Seattle, nos Estados Unidos e publicado em dezembro na revista científica JAMA Internal Medicine, demonstrando que a extração da catarata foi associada a um risco significativamente reduzido da demência.

A Demência Senil

A demência senil é uma condição neurodegenerativa que afeta a memória, o pensamento, o comportamento e a capacidade de realizar tarefas diárias. A doença pode ser causada por vários fatores, incluindo a idade, lesões cerebrais e problemas de saúde geral.

Sua incidência é de menos de 1% aos 60 anos de idade e aumenta gradativamente, chegando a 40% de incidência depois dos 90 anos de idade.

O Estudo

O autor acompanhou mais de 3000 pessoas de 65 anos ou mais por pelo menos 10 anos.

Percebeu que as pessoas que haviam sido submetidas à cirurgia de catarata com implante de lente intraocular apresentaram 30% menos risco de desenvolver demência.

A luz é uma fonte importante de estímulos para o cérebro, e perda visual devido à catarata leva a uma diminuição desse estímulo.

A cirurgia de catarata troca a lente natural do olho que se tornou opaca por uma artificial transparente, e permite que a luz atinja a retina com maior intensidade, o que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de demência senil.

Além disso, a cirurgia de catarata tende a melhorar o humor e a qualidade de vida, o que também pode ter um efeito positivo na prevenção.

A melhora na visão e na capacidade de realizar tarefas diárias melhora a autoestima e a confiança, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Em resumo, a cirurgia de catarata pode ser uma ferramenta útil no auxílio da prevenção à demência senil, especialmente se combinada com um estilo de vida saudável e um tratamento adequado de outras condições de saúde.

Tem dúvida ou quer saber mais? deixe seu comentário ou entre em contato.

Dr. Hallim Féres Neto

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC em 2004, Residência em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina do ABC em 2007 e especialização em Gestão em Saúde no Insper em 2015. É Cirurgião de segmento anterior no Hospital Israelita Albert Einstein desde 2010 Possui especialidade em: Cirurgia Refrativa, Catarata, Ceratocone e Adaptação de Lente de Contato