Cute baby boy standing in park outdoor at sunset. Adorable smili
Cute baby boy standing in park outdoor at sunset. Adorable smili

Prescrição para as crianças não precisarem de óculos: Sol

Olá! Hoje quero compartilhar com vocês uma prescrição simples, mas eficaz, para prevenir a miopia em crianças: passar mais tempo ao ar livre.

dr hallim post receita 01

Aumento da Miopia Infantil

Nos últimos 30 anos, a incidência de miopia em crianças aumentou de forma alarmante [1][4]. Atualmente, estima-se que cerca de 30% da população mundial seja míope. Se nada for feito para conter esse aumento, até 2050 essa proporção chegará à metade da população mundial [5].

O que é Miopia?

A miopia é um erro refrativo comum em que objetos distantes aparecem embaçados, enquanto objetos próximos são vistos claramente. Essa condição ocorre quando o olho é mais longo do que o normal ou a córnea é muito curva, fazendo com que a luz se concentre na frente da retina em vez de diretamente sobre ela.

dr hallim post miopia 01

Lembro que quando era criança, tinha apenas um amigo na minha classe que precisava de óculos. Eu percebo que na classe dos meus filhos já tem mais crianças com óculos, e como a tendência é que o esse número aumente mesmo com o tempo, acho que a previsão da metade da população em 2050 é bem provável que se concretize.

E Por Que tomar Sol é Importante?

Como tudo que herdamos em nosso código genético, miopia também tem um caráter hereditário:

– Quando os pais não são míopes, a chance da criança ter miopia é de 33%;

– 1 progenitor míope: a chance aumenta para 50% de ter miopia;

–  Se ambos os progenitores são míopes, a chance aumenta para 66%.

Porém, o aumento acentuado sugere que fatores ambientais também estão envolvidos [1].

Muitos especialistas apontam para a combinação de maior tempo de tela (o uso de eletrônicos e a relação com aumento de miopia vale um artigo exclusivo) e menos tempo ao ar livre como fatores que podem aumentar o risco de miopia em crianças.

Uma das teorias é que a luz solar aumenta os níveis de dopamina no olho, o que controla a taxa de crescimento do olho [2].

Simplificando: os receptores de luz dentro dos olhos sentem falta da luz natural, e por isso existe um estímulo para aumentar o tamanho dos olhos e aproveitar melhor a pouca luz. E olhos maiores são mais míopes.

Miopia e Alta Miopia

Sempre converso com os pais que miopia e alta miopia são doenças diferentes.

Para corrigir a miopia, bastam óculos ou lentes de contato. Para adultos, a cirurgia também é uma opção.

Já a alta miopia é uma forma mais severa de miopia, geralmente definida como uma refração de 6.00 dioptrias ou mais.

A alta miopia é mais do que apenas uma refração mais forte; ela também envolve um maior risco de complicações e requer monitoramento mais rigoroso. Existe um a risco maior de desenvolver doenças oculares graves, como descolamento de retina, glaucoma e catarata.

Além disso, a degeneração miópica que costuma acompanhar a miopia severa, leva à piora da qualidade da visão mesmo com os óculos, e são graus que muitas vezes não podem ser operados com segurança.

Ou seja, a falta de exposição controlada ao Sol na infância pode levar o seu filho a ter menos qualidade de vida na idade adulta.

Soluções para Desacelerar a Miopia

Até pouco tempo atrás, não havia nada a se fazer para tentar parar o aumento da miopia. Nós médicos oftalmologistas podíamos apenas constatar o aumento e mudar a receita dos óculos, era extremamente frustrante.

Hoje em dia, já existem opções: medicamentos em forma de colírios, óculos e lentes contato especiais já fazem parte no nosso arsenal para combater o avanço da miopia, com bons resultados [3].

Cada criança e adolescente recebe aqui no consultório uma orientação individualizada, mas tem uma coisa que é comum em todos esses pacientes: pelo menos duas horas de tempo ao ar livre.

Vale tudo: desde aproveitar o Sol na janela de casa até praticar esportes, o importante é que nossos olhos percebam a luz natural.

Conclusão

O tempo para intervir é na primeira infância, pois quanto mais cedo uma criança desenvolve miopia, mais provável é que ela desenvolva miopia severa mais tarde na vida [2].

Portanto, o objetivo é retardar o início da miopia e desacelerar a taxa de progressão.

Só não se esqueça do protetor solar e dos óculos escuros!

Ficou em dúvida? Entre em contato.

Referências

[1]: [A Review of the Role of the School Spatial Environment in Promoting the Visual Health of Minors](https://www.mdpi.com/1660-4601/20/2/1006/pdf?version=1673259350)

[2]: [The relationship between myopia and near work, time outdoors and socioeconomic status in children and adolescents](https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/counter/pdf/10.1186/s12889-022-14377-1)

[3]: [Myopia Management in Daily Routine – A Survey of European Pediatric Ophthalmologists](http://www.thieme-connect.de/products/ejournals/pdf/10.1055/a-2013-2713.pdf)

[4]: [Incidence and progression of myopia in children (0 – 15 years) with reference to causes and risk factors in a tertiary eye care centre in central India](https://www.ijceo.org/journal-article-file/18026)

[5]: [The impact of the first peak of the COVID-19 pandemic on childhood myopia control practice patterns among ophthalmologists—an international pediatric ophthalmology and strabismus council global perspective](https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s00417-022-05864-7.pdf)

Dr. Hallim Féres Neto

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC em 2004, Residência em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina do ABC em 2007 e especialização em Gestão em Saúde no Insper em 2015. É Cirurgião de segmento anterior no Hospital Israelita Albert Einstein desde 2010 Possui especialidade em: Cirurgia Refrativa, Catarata, Ceratocone e Adaptação de Lente de Contato